Em uma viagem à Alemanha, a Lehrerin Jaqueline Bender teve a oportunidade de conhecer um dos idealizadores do projeto Freiwilliges Ökologisches Jahr (FÖJ), que incentivou a nossa professora a fazer um convênio com o programa. Tal vínculo teve como marco inicial a data de 14 de setembro de 2015, quando o primeiro aluno selecionado, William Gustavo Dreissig, embarcou para o seu intercâmbio do FÖJ.
Na cidade de Grainau, onde está situado o seminário que sedia o projeto Freiwilliges Ökologisches Jahr no Sul da Alemanha, William teve várias oportunidades ímpares. Ele pôde participar de seminários de ecologia, esquiar na região montanhosa onde morava no sudeste da Alemanha, trabalhar em diversos setores do seminário, estudar alemão duas vezes por semana na cidade de Garmisch-Partenkirchen perto de Grainau e conhecer os principais pontos turísticos da Baviera. Tudo isso graças ao seu empenho nos estudos da Língua Alemã na Auf gut Deutsch, ao seu nível de fala elevado e aos seus excelentes resultados nas provas de proficiência do Goethe-Institut aplicadas na escola.
A decisão de embarcar nessa experiência inusitada foi feita com um pouco de receio, tendo em vista a distância da família e dos amigos e a interrupção de outros planos que William estava fazendo na época. Todavia, hoje, a certeza de Dreissig é de que o intercâmbio na Alemanha foi um episódio único na sua trajetória e de que essa grande oportunidade lhe proporcionou muito amadurecimento, agregou-lhe vários aprendizados e lhe fez voltar para casa com outra perspectiva acerca da vida, com ainda mais orgulho em ser um estudante da Língua Alemã e com a confiança de que ele era capaz de alçar voos ainda mais altos.